1 Rescisão de contrato

Para fazer a rescisão de um contrato, clique no imóvel alugado e selecione a função Contrato.

Na tela do contrato, selecione a função "Rescisão".

Na tela de Rescisão, deve ser informada a data da saída do imóvel, selecionar o motivo da rescisão (para incluir um novo motivo de rescisão, ir no menu Tabelas - Motivo de Rescisão) e preencher o campo de comentário, se necessário.

Ao fazer a rescisão, o sistema exclui os lançamentos futuros (que iriam vencer após a data da saída). Se não quiser que o sistema exclua estes lançamentos, marcar a opção "Não excluir lançamentos futuros".

Após clicar em Enviar, o imóvel que antes estava alugado, sai da tela de "Imóveis Alugados" e entra na tela de "Imóveis Suspensos".

Caso queira disponibilizar o imóvel para a locação, entrar no cadastro do imóvel na tela de Imóveis Suspensos e alterar o campo "Situação" de "Suspenso" para "Locação". O imóvel voltará para a tela de "Imóveis para Locação".


2 Consultar e Administrar a rescisão

Todos os contratos rescindidos podem ser consultados na tela "Rescisão de Contrato" no menu Locação.

O sistema cria uma referência acima de 10000 para os contratos rescindidos.

Clique na referência da rescisão desejada para consultar todas as informações, como valor do aluguel, locatário, data de pagamento, motivo da rescisão, data da saída, etc.

Nesta tela, existem 3 campos para atualizar os dados do locatário: telefone, novo endereço e e-mail.

Selecione a função "Lançamentos" para consultar todos os lançamentos pendentes e baixados do locatário e locador, assim como os recibos e extratos. Poderá também criar novos lançamentos, emitir extratos e recibos, caso o locatário pague parcelas pendentes ou caso seja feito um repasse para o proprietário após a rescisão.

O sistema cria automaticamente 2 lançamentos ao fazer a rescisão:

O saldo de dias é calculado com base na data da saída informada na rescisão e a data do início do contrato. Exemplo: o contrato iniciou em 08/01/2010 e a rescisão foi em 02/07/2014. O sistema verifica que entre o último vencimento desde que iniciou o contrato (dia 8) e a data da saída (dia 02), ficaram pendentes 25 dias a serem pagos.

A multa contratual é calculada se a data da saída for menor que 30 meses do início do contrato, o sistema calcula o valor de 3 aluguéis proporcionalmente à quantidade de meses que faltam para completar os 30 meses.

Caso a imobiliária não queira cobrar a multa contratual, ou se o locatário já havia pago saldo de dias e o cálculo de dias é diferente do informado pelo sistema, o usuário tem toda a liberdade de excluir os lançamentos ou fazer alterações de valores e vencimentos.


3 Estornar rescisão

Se desejar estornar a rescisão do contrato, clique na função "Estornar Rescisão".

A rescisão será excluída e o imóvel voltará para a tela de "Imóveis Alugados" com todas as informações mantidas, como Locatário, valor do aluguel, lançamentos, etc.

Ao fazer a rescisão, o sistema exclui os lançamentos futuros (que iriam vencer após a data da saída do imóvel). Portanto, ao estornar a rescisão, é necessário verificar e incluir lançamentos, caso seja necessário.


4 Excluir rescisão

É possível excluir a rescisão de contrato clicando na rescisão e selecionando a função "Excluir".

Não recomendamos a exclusão de uma rescisão, pois será excluído todo o histórico da locação, recibos, extratos e boletos gerados pelo sistema.

Após a exclusão de uma rescisão, não é possível recuperá-la.

Dica: Recomendamos que o administrador dos acessos do sistema bloqueie a opção de excluir rescisão dos usuários para evitar erros.


6 Relatório das rescisões de contrato

Este relatório relaciona as rescisões de contrato de um determinado período.

O relatório possui as seguintes colunas: Número da rescisão, referência do imóvel, nome do locatário, data de saída e valor do aluguel.

No rodapé informa a quantidade de rescisões e a somatória do valor das rescisões.


5 Dúvidas frequentes sobre rescisão

Dúvida: Não consigo fazer a rescisão. Aparece a mensagem: “É obrigatório informar a parcela”.

Solução: Consulte a tela de contrato do imóvel. Provavelmente o campo “Próx. Parcela” deve estar 0. Altere este campo para a parcela correta e tente fazer a rescisão novamente.


Dúvida: Por que os lançamentos futuros (a vencer) foram excluídos na rescisão?

Solução: Ao fazer uma rescisão o sistema por padrão exclui os lançamentos futuros (que ainda não venceram). Caso queira que estes lançamentos permaneçam, no momento que estiver fazendo a rescisão, marque a opção “Não excluir lançamentos futuros”.


Dúvida: Ao buscar pela referência na tela de lançamentos, não encontro os lançamentos de um imóvel que foi rescindido.

Solução: Deve-se consultar os lançamentos pelo número da rescisão e não mais pela referência do imóvel, pois o imóvel não está mais alugado.


Dúvida: Fiz uma rescisão com a data de saída errada, como arrumar?

Solução: Caso o imóvel ainda não tenha sido alugado novamente, estorne a rescisão (o imóvel irá voltar para a tela de imóveis alugados) e depois faça a rescisão novamente com a data correta. Confira se os lançamentos estão corretos, pois dependendo da data incorreta que foi rescindido, pode ter sido excluído os lançamentos futuros.


Dúvida: Quero consultar o endereço do imóvel na rescisão.

Solução: Na rescisão é informado somente a referência do imóvel. Deve consultar o endereço no cadastro do imóvel ou imprimir o relatório de rescisão, onde consta o endereço (na rescisão, selecionar a função imprimir).


7 Relatório de motivos de rescisões de contrato

Este relatório informa quais os motivos mais comuns das rescisões de contrato.

Campos do relatório: Número da rescisão, referência do imóvel, nome do locatário, data de saída e o motivo da rescisão. No final do relatório de “todos os motivos”, há um quadro de resumo com as quantidades de rescisões por motivos.


8 Relatório de uma rescisão de contrato

Este relatório detalha as informações da rescisão, como os dados do imóvel, locador, locatário, fiador, início e saída do imóvel e relaciona os lançamentos pendentes.


9 Reajuste de aluguel

Na tela de reajuste de aluguel, aparecerá a lista dos contratos que deverão ser reajustados no mês corrente (verifique o mês/ano informado no cabeçalho da tela).

Para consultar os contratos a serem reajustados em outros meses, selecione em pesquisar "Contratos a Reajustar" e no campo para pesquisa informe o mês/ano desejado no seguinte formato: mm/aaaa e clique Pesquisar.


10 Definições do reajuste de aluguel

Existem 2 formas de se trabalhar no sistema com o reajuste de aluguel: início do contrato ou próximo pagamento.

Início do contrato: o sistema verifica o mês de início do contrato cadastrado na tela de contrato do imóvel e a cada 12 meses informa que deve ser reajustado. Ou seja, todos os anos no mês do início do contrato, eles aparecerão na tela de reajuste de aluguel. É o modo mais usado de reajuste.

Próximo pagamento: o sistema verifica o campo próximo pagamento e a próxima parcela da tela de contrato. Verifica em qual mês será a parcela 1 e informa que deve ser reajustado 1 mês antes. Esta forma de reajuste geralmente é usada quando no início do contrato foi acertado saldo de dias ou dado alguma carência de dias, iniciando o pagamento do aluguel em mês diferente.

Na tela de parâmetros do sistema no campo: “Base de Reajuste do Aluguel”, é escolhida a forma que irá utilizar. A definição escolhida é aplicada em todo sistema, para todos os imóveis.


11 Relatório de Imóveis a reajustar

Relaciona os imóveis a reajustar no mês.

Campos do relatório: Referência do imóvel, nome do locatário, início e vencimento do contrato, índice de reajuste e valor do aluguel (informações cadastradas na tela de contrato do imóvel)


12 Reajustar

Para reajustar, clique no nome do locatário desejado para abrir a tela. O aluguel poderá ser reajustado de duas maneiras:

- Por índice

No reajuste por índice, deve ser selecionada a primeira opção da tela e preencher o campo em branco com o valor atual do índice desejado, em percentual. Ex: 5,78

- Por Valor

No reajuste por valor, deve ser selecionada a segunda opção da tela e preencher o campo em branco com o valor do aluguel desejado. Ex: 350,00

Após selecionar a opção desejada e preencher o valor, selecione a função Reajustar e clique em Enviar.

O contrato reajustado sairá da lista de contratos a reajustar.

O sistema irá gerar automaticamente 12 parcelas de aluguel na tela de lançamento deste imóvel e irá atualizar o contrato com o novo valor, calculando proporcionalmente a comissão e a multa.

Após o reajuste, o sistema registra na tela de “Mensagens” do imóvel as informações dos valores antes e depois do reajuste.


13 Reajustar Todos

Para reajustar todos os contratos do mês de uma única vez, selecione a opção "Reajustar Todos", informe no campo abaixo o índice em percentual que será usado no reajuste e clique em Executar.

O sistema irá reajustar todos os contratos que aparecem na tela com o índice informado.


14 Desfazer Reajuste

Para desfazer o reajuste de um contrato, selecione a opção "Desfazer Reajuste", informe no campo a referência do imóvel que deseja desfazer o reajuste e clique em Executar.

O imóvel voltará a aparecer na tela para ser reajustado novamente e o sistema irá excluir todos os lançamentos criados pelo reajuste e o aluguel no contrato irá voltar para o valor anterior.

Após desfazer o reajuste, o sistema exclui as informações sobre o reajuste na tela de “Mensagens” do imóvel.


15 Relatório de Imóveis Reajustados

Relaciona os imóveis já reajustados no mês.

Campos do relatório: Referência do imóvel, nome do locatário, início e vencimento do contrato, índice de reajuste, valor do aluguel anterior, percentual do índice aplicado e valor do aluguel reajustado.


16 Imprimir Carta

Após fazer o reajuste dos contratos, é possível imprimir cartas de reajuste.

Deve ser criado na tela Editor de Cartas, um modelo de carta de reajuste.

Para imprimir, selecionar a opção "Imprimir Cartas".

Aparecerá uma tela onde deve escolher o modelo de carta que deseja enviar (modelos criados na tela Editor de Cartas no menu Recepção).

Serão geradas cartas para todos os contratos reajustados no mês.


17 Enviar Via E-mail

Após fazer o reajuste dos contratos, é possível enviar e-mails de reajuste.

Deve ser criado na tela Editor de Cartas, um modelo de e-mail de reajuste.

Para enviar, selecionar a opção "Enviar E-mail".

Aparecerá uma tela onde irá escolher o modelo de e-mail que deseja enviar (os modelos devem ser criados antes na tela Editor de Cartas no menu Recepção).

Será enviado um e-mail para o endereço de e-mail cadastrado no cadastro do locatário, com o conteúdo do e-mail selecionado.

Serão enviados e-mails para todos os contratos reajustados no mês.


18 Dúvidas frequentes sobre reajuste de aluguel

Dúvida: Tento desfazer o reajuste, mas aparece a mensagem “Não é possível desfazer o reajuste deste imóvel”. Como faço?

Solução: O reajuste deste imóvel deve ter sido feito em um mês diferente do mês que está na sua tela (observe a informação do mês/ano no cabeçalho). Deve estar na tela do mês que foi feito o reajuste deste imóvel. Selecione em pesquisar “Contratos a reajustar” e informe o mês/ano no campo para pesquisa. Depois tente desfazer este reajuste.


Dúvida: Porque o contrato não aparece na tela de reajuste?

Solução: Verifique na tela do contrato do imóvel, se o campo “início do contrato” é no mesmo mês que deseja reajustar. Ex: se estamos no mês 10, o início no contrato deve ser também mês 10, para que apareça para o reajuste. (Se utilizar a base de reajuste início do contrato – verificar nos parâmetros)


Dúvida: Por que o contrato não aparece na tela de reajuste? Já verifiquei o campo início de contrato e está correto.

Solução: Verifique na tela do contrato do imóvel, no campo “próximo pagamento” se o ano é o ano corrente. Ex: Estamos em 2014. Se no próximo pagamento estiver o ano 2014, o sistema entende que este contrato já foi atualizado neste ano e que não precisa ser reajustado. Portanto, necessariamente este campo deve estar com a data do ano anterior, no caso 2013. Altere para o ano anterior e este contrato irá aparecer na tela de reajuste.


Dúvida: Reajustei o contrato em setembro (mês atual) para começar a pagar em outubro, mas o sistema criou parcelas iniciando em dezembro. Por quê?

Solução: Verifique na tela do contrato do imóvel, os campos “Próx. Parcela e “Próx. Pagto”. O sistema segue exatamente o que está informado nestes campos. Se no campo próx parcela estiver 1 e no próx pagamento estiver 10/12/2013, por exemplo, o sistema entende que a primeira parcela sempre será no mês de dezembro.

Desfaça este reajuste, arrume o contrato para “Próx parcela: 1 ” e “Próx pagto: 10/10/2013”. Depois faça o reajuste novamente, o sistema irá criar lançamentos a partir do mês de outubro.


Dúvida: Reajustei um contrato pelo índice, mas o valor foi calculado errado. Por quê?

Solução: O sistema verifica o valor que está na tela do contrato para aplicar o índice informado para o reajuste. Se na tela de lançamentos o aluguel estava com o valor diferente da tela do contrato, o sistema vai reajustar com base no valor que estava na tela do contrato.

Desfaça este reajuste, verifique na tela do contrato o valor e altere para o valor anterior correto. Depois faça o reajuste novamente.


Dúvida: O locatário paga todo dia 10, mas o reajuste criou lançamentos com o vencimento dia 05. Por quê?

Solução: Verifique na tela do contrato do imóvel, se o campo “próximo pagamento” estiver cadastrado o dia 05 (exemplo: 05/10/2013), o sistema irá criar lançamentos com vencimentos todo dia 05.

Desfaça o reajuste, altere no contrato o campo “próximo pagamento” para o dia 10 (exemplo: 10/10/2013) é importante manter o mesmo mês e o ano, se estiver correto. Depois faça o reajuste novamente.


Dúvida: Fiz o reajuste, mas porque foram criados lançamentos sem a comissão de administração?

Solução: O sistema verifica todos os valores cadastrados na tela de contrato para fazer o reajuste. Caso o campo “Comissão” da tela de contrato estiver em branco ou com zeros, o sistema irá criar os lançamentos com esta informação zerada também.

Desfaça o reajuste, corrija o campo comissão na tela de contrato e reajuste novamente.

Esta mesma informação também vale para os campos de multa e bonificação.


19 Relatórios do sistema
20 Dúvidas frequentes
21 Boletos

É possível gerar boletos de cobrança para os locatários, com impressão e/ou envio via e-mail destes boletos, além de disponibilizar no site da imobiliária um link para consulta da segunda via de boleto.


22 Emissão de boletos

Existem 3 maneiras de emitir boletos no sistema:


23 Emissão de boleto pelos lançamentos

Nesta opção, é gerado um boleto por vez de cada imóvel. É mais utilizada quando se deseja conferir os lançamentos do imóvel antes de gerar o boleto.

Entrar na tela de lançamentos do Imóvel desejado.

Se aparecer "NÃO ATUALIZADO" é necessário atualizar, selecionando a opção “Atualizar lançamentos” e clicar em Executar.

Marque os lançamentos que deseja incluir no boleto clicando nos números da coluna "SEQ". Os lançamentos marcados ficarão em amarelo. Todos os lançamentos marcados serão incluídos em um único boleto.

Selecione a opção "Emitir Boleto " e clique em Executar. O boleto aparecerá na tela, se desejar pode imprimir.

Este boleto gerado, ficará na tela de boletos pendentes no "Menu Movimento - Emissão de Boletos".


24 Emissão de boletos em lote (por período)

Nesta opção, o sistema gera boletos de todos os imóveis com um determinado vencimento para um ou mais meses. Os lançamentos dos imóveis devem estar todos lançados corretamente.

Na tela de Emissão de Boletos, selecione a opção "Gerar Boleto - Locação" e clique Executar.

Para emitir vários boletos de uma vez, selecione a opção "Imóveis com Data de Pagto do dia" e preencha os campos com os dias desejados. Por exemplo, se quiser emitir boletos para todos os locatários que pagam do dia 01 ao dia 15, preencher os campos com "01" ao dia "15".

Nos campos "Lançamentos com Vencto A Partir de – Até" preencha com o período desejado. Por exemplo, se quiser emitir boletos para o mês de Janeiro/15, preencha com "01/01/2015 até 31/01/2015". É recomendado sempre informar o mês completo, para o sistema buscar todos os lançamentos deste período.

No campo "Apenas para os Imóveis com Boleto do Banco" selecione o Banco desejado - somente no caso da imobiliária trabalhar com mais de 1 banco. Caso utilize somente 1 conta para a emissão de boletos, não precisa preencher este campo.

Marque o campo “Incluir lançamentos de rescisões” para gerar os boletos destas rescisões.

Marque o campo "Não Gerar Boleto para os Imóveis com Aluguel em Atraso", caso deseje.

Selecione a função "Listagem Prévia" para ver um relatório dos boletos que o sistema irá gerar.

Para gerar os boletos, selecione a função "Gerar Boleto" e clicar em enviar.

Todos os boletos gerados estarão na tela de boletos pendentes.


25 Emissão de boletos em lote (por imóvel)

Nesta opção, o sistema gera boletos de um imóvel para um ou vários meses. Os lançamentos do imóvel devem estar todos lançados corretamente.

Na tela de Emissão de Boletos, selecione a opção "Gerar Boleto - Locação" e clique Executar.

Selecionar o campo “Imóvel de ref” e informar a referência do imóvel.

Nos campos "Lançamentos com Vencto A Partir de – Até" preencha com o período desejado. Por exemplo, se quiser emitir boletos de Janeiro/15 à Dezembro/15, preencha com "01/01/2015 até 31/12/2015". É recomendado sempre informar o mês completo, para o sistema buscar todos os lançamentos deste período.

Não é necessário preencher mais nenhum campo, neste caso.

Para gerar os boletos, selecione a função "Gerar Boleto" e clicar em enviar.

Todos os boletos gerados estarão na tela de boletos pendentes.


26 Remessa bancária

A remessa é um arquivo que contém os boletos gerados no sistema e deve ser enviado para o banco fazer o registro destes boletos (para quem trabalha com boletos registrados).


27 Geração da remessa

Na tela de emissão de boletos (pendentes), deve estar na tela somente os boletos que serão enviados no arquivo remessa. Para deixar na tela somente alguns boletos, pesquisar por vencimento ou por emissão, ou por um nome específico, para deixar na tela somente o que deve ser registrado.

Depois, selecione em opções "Gerar arquivo remessa" e clique Executar.

Caso o cadastro dos boletos estiverem incompletos (faltando CEP ou CPF, por exemplo), o sistema informará na tela os campos que devem ser preenchidos. Não será gerado o arquivo até que os boletos da tela estejam com as informações completas. Após preencher as informações, clique para gerar a remessa novamente.

Confira se na tela estão somente os boletos que deseja enviar e confirme a geração clicando em “Gerar”.

O sistema irá gerar um arquivo que deve ser salvo no computador. Você deve enviar o arquivo para o banco, utilizando os programas ou ferramentas que o seu banco te orientar.


28 Listar o arquivo de remessa

Se desejar visualizar os boletos de um arquivo de remessa gerado, selecione em opções "Listar arquivo remessa" e clique Executar.

Selecione o arquivo de remessa gerado e clique em Enviar.

O sistema exibirá um relatório com o conteúdo dos boletos deste arquivo de remessa.


29 Boleto via e-mail

É possível enviar via e-mail os boletos gerados pelo sistema para o locatário. Eles receberão um e-mail com um link e ao clicar neste link, o boleto será exibido no navegador (formato html) para ser impresso.


30 Configuração do e-mail para envio de boletos

Para configurar o texto que irá no assunto e no corpo do e-mail, ir no menu Recepção na tela Editor de Cartas.

Selecione em opções "Incluir e-mail" e clique Executar.

Informe o nome do documento, que é um nome de identificação interno do sistema.

Selecionar o destinatário: Boleto (Locatário)

Escrever o assunto do e-mail que os locatários irão receber.

Texto: escreva o conteúdo do e-mail. Se quiser que o sistema preencha o nome do locatário, digite [LCT_NOME]. Para aparecer o link onde o locatário irá clicar para abrir o boleto, deve ser colocado [link-boleto]. Se não colocar este [link-boleto], os locatários receberão o e-mail, mas não conseguirão abrir o boleto.

Lembre-se que o texto será enviado para todos os locatários, portanto escreva um conteúdo padrão, sem citar nomes, períodos, vencimentos, etc.

Remetente e-mail: informar o e-mail da imobiliária, caso haja uma resposta será enviado para este e-mail.

Selecione a função "Incluir" e clique em Enviar.


31 Envio de boletos por e-mail

Antes de enviar, confirmar se já existe um modelo de e-mail para boletos criado no Menu Recepção – Editor de Cartas.

Deverá estar na tela somente os boletos que serão enviados via e-mail (o sistema envia todos os boletos que estão na tela). Para isso, utilize o campo de pesquisa, você poderá buscar os boletos por data de vencimento, por data de emissão ou pelo nome de um determinado locatário, por exemplo.

Para enviar os boletos, ir na opção "Enviar Boleto via E-mail" e clique em Executar.

Aparecerá uma tela com todos os boletos a serem enviados e o sistema irá checar se o e-mail estão cadastrados corretamente. Se estiver correto aparecerá "OK" após o e-mail, se estiver incorreto aparecerá "E-mail inválido" e se não tiver e-mail cadastrado "Não tem e-mail". O sistema enviará somente os e-mails que estiverem OK.

Após a verificação, clicar em Enviar. Todos os Boletos com e-mails OK serão enviados.

O sistema registra dentro do cadastro dos boletos, a data mais recente em que cada boleto foi enviado.


32 Impressão de boleto

Para imprimir, clique no boleto desejado para abrir o cadastro.

Selecione a função "Imprimir Boleto" e clique enviar.

Irá aparecer o boleto na tela do navegador. Imprima de acordo com o navegador utilizado.


33 Etiquetas no verso

Para imprimir a etiqueta no verso do boleto, clique no boleto.

Selecione a função "Imprimir Etiqueta - Verso" e clique enviar.

Será exibido na tela o cabeçalho e a etiqueta. Imprima de acordo com o navegador utilizado.

OBS: coloque o boleto impresso na impressora na posição correta para que a etiqueta seja impressa no verso.


34 Impressão de etiquetas

O sistema gera um relatório no formato de etiquetas para facilitar a impressão das etiquetas dos boletos que serão enviados via correio.

Deixe na tela somente os boletos que se deseja imprimir as etiquetas. Selecione em opções "Etiquetas" e clique Executar.

Será exibido na tela um relatório em .pdf com os dados cadastrados de cada locatário dos boletos.

Imprima de acordo com o leitor de pdf utilizado.


35 Impressão de boletos em lote (com etiquetas)

Esta opção imprime o boleto com cabeçalho e etiquetas.

Deve deixar na tela somente os boletos que deseja imprimir.

Selecione a opção "Imprimir Boletos" e clique Executar.

Serão exibidos todos os boletos que estiverem na tela, já com o cabeçalho da empresa e a etiqueta com os dados do locatário.

Imprima de acordo com o navegador utilizado.

OBS: Esta opção está disponível somente para alguns bancos.


36 Baixar boletos

Para fazer a baixa dos boletos que foram pagos, existem 2 maneiras:

O banco identifica os boletos pagos pelo número do boleto e informa por meios de relatórios, francesinhas e/ou arquivos de retorno. Verifique com o banco como fazer para consultar estas informações.


37 Listar o Arquivo de Retorno

Após salvar no seu computador o arquivo de retorno do banco, você pode imprimir um relatório com todas as informações retornadas pelo banco no arquivo, descrevendo as ocorrências de cada boleto.

Na tela de Emissão de boletos, selecione a opção "Listar Arquivo Retorno" e clique Executar.

Selecione o arquivo de retorno e clique Enviar.

Será exibido na tela um relatório em .pdf com as informações do arquivo de retorno.


38 Baixa manual

Na tela de Emissão de boletos, clique no boleto desejado.

Selecione a função "Baixar boleto" e clique enviar.

Na tela seguinte, preencha o campo "Data de pagamento" com a data de pagamento do boleto.

O campo "Valor pago" pode ser alterado, caso o valor pago tenha sido diferente.

Selecione a função "Baixar boleto" e clique enviar.

O boleto será baixado e sairá da tela de boletos pendentes para a tela de boletos baixados. Os lançamentos que estão ligados ao boleto, também serão baixados.

Este procedimento deve ser feito com todos os boletos pagos no dia.


39 Baixa automática

Esta opção utiliza o arquivo de retorno. Você deve baixar o arquivo utilizando os programas ou ferramentas que o banco orientar e salvar no computador.

Selecione a opção "Baixar boleto retorno" e clique Executar.

Selecione o arquivo de retorno no seu computador e clique em enviar.

O sistema irá efetuar a baixa automática dos boletos que estiverem no arquivo de retorno do banco, com a data de pagamento que constar nele.

Os boletos que forem pagos com valor diferente do valor do boleto, não serão baixados.

Será exibido na tela um relatório com os boletos do arquivo de retorno e o sistema irá informar se o boleto foi baixado ou não.


40 Alterar data de pagamento na baixa do arquivo retorno

Por padrão, o sistema faz a baixa dos boletos com a data de pagamento que constar no arquivo de retorno. Caso queira alterar esta data e informar uma data diferente para efetuar a baixa dos boletos, deve alterar o parâmetro "Informar data de pagamento na baixa o arquivo retorno" para S, no menu Utilitários na tela de Parâmetros.

Se este parâmetro estiver habilitado, na tela de baixa do arquivo retorno, irá aparecer um campo de data. Selecione o arquivo de retorno e depois informe a data de pagamento que deseja que o boleto seja baixado.


41 Estorno de boleto

Para estornar um boleto já baixado e voltá-lo para pendente, ir na tela de boletos baixados. Selecione em pesquisar por “Boletos baixados” e clique Pesquisar.

Na tela, localize e clique no boleto desejado para abrir o cadastro.

Selecione a função “Estornar baixa” e clique Enviar.

O boleto irá sair da tela de boletos baixados e voltará para a tela de boletos pendentes. Os lançamentos de locação ligados à este boleto, também serão estornados, retornando para a tela de lançamentos pendentes.


42 Recibo de boleto

O recibo de boleto é um documento de pagamento do boleto.

Pode ser impresso por boleto ou de vários boletos de uma vez.

Como os boletos já foram pagos, deve ir na tela de boletos baixados em Pesquisar por “Boletos baixados” e Pesquisar.

De um boleto: Clique no boleto desejado para abrir, selecione a função “Recibo de boleto e clique Enviar.

Vários boletos: Deixar na tela somente os boletos que deseja imprimir o recibo, pesquisando por nome, ou data da baixa, ou data do pagamento, da maneira que preferir. Selecione em opções “Recibo de boleto” e clique Executar.

Total de registros:42.